15ª FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL FOI APRESENTADA ONTEM NO SALÃO NOBRE

Neste ano de 2023, a Festa do Basquetebol Juvenil comemora 15 anos, sendo que os últimos dez se realizaram em Albufeira, motivo sobejamente forte para apresentar as novidades a jornalistas, parceiros, associações locais ligadas à modalidade e responsáveis federativos. A Conferência de Imprensa decorreu, ontem de manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira e contou com a presença de Tomás Barroso. Entre as novidades deste ano, contam-se o desfasamento das Finais - todos os encontros decisivos para atribuição dos títulos de campeão serão disputados no Pavilhão Municipal de Albufeira – e a inauguração dos quatro campos de Basket Art, que o presidente da Câmara Municipal defende que irão contribuir para popularizar e democratizar a prática do Basquete informal.

A Festa do Basquetebol Juvenil comemora este ano 15 anos, sendo que os últimos 10 anos se realizaram na cidade de Albufeira, numa parceria entre o Município e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). A Festa, que se realiza em Albufeira desde 2012, com exceção dos anos de 2019 e 2020 devido à pandemia, decorre de 11 a 16 de abril com a participação  de cerca de 1500 jovens em representação das seleções de vários distritos do País (continente e ilhas), nos escalões Sub-14 e Sub-16.

A apresentação da 15ª edição à comunicação social, parceiros, associações e responsáveis federativos decorreu, ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira com a presença de Tomás Barroso.

O base internacional, capitão do Sport Lisboa e Benfica e natural de Albufeira, mostrou-se muito orgulhoso pelo convite da FBP e do Município de Albufeira para prestar o seu testemunho na maior Festa do Basquetebol Juvenil. “Sinto-me muito honrado pelo convite, nunca participei neste formato, estive apenas presente em Viseu, e quase me apetecia nascer outra vez para fazer parte desta grande Festa na minha terra natal”. Tomás deixou uma mensagem especial às jovens promessas do Basquetebol “divirtam-se, aproveitem ao máximo esta excelente oportunidade da vossa vida desportiva, criem amizades e compitam de forma saudável”.

O vice-presidente da Câmara  Municipal de Albufeira sublinhou que Tomás Barroso representa a excelência do Desporto em Albufeira, “é um exemplo para as presentes e as futuras gerações de atletas da modalidade”. Cristiano Cabrita referiu que Albufeira está de braços abertos para acolher os milhares de jovens, associações, técnicos, árbitros e familiares dos atletas, que estou certo, à semelhança de anos anteriores irão levar a melhor imagem de Albufeira”.

Manuel Fernandes, presidente da BPB, destacou, igualmente, o carinho especial da Federação por Tomás Barroso e sublinhou a importância do evento para os trabalhos das seleções nacionais, referindo que em Albufeira já se formaram algumas das principais figuras do basquetebol português. O responsável máximo da FPB apontou como grandes objetivos da edição de 2023 “a celebração dos 10 anos do maior evento do Basquetebol nacional em Albufeira; a possibilidade de este ano todas as pessoas poderem assistir ao momento mais alto da Festa – pela primeira vez as finais vão ser todas desfasadas, sendo que os encontros decisivos irão ter lugar no Pavilhão Desportivo de Albufeira -  e, por último, a inauguração dos quatro campos de Basket Art, únicos no País”.

O presidente da Câmara Municipal disse que a realização do evento em Albufeira é um momento alto para o concelho e a confirmação de que o mesmo dispõe de todas as condições para receber e organizar grandes eventos desportivos, respondendo positivamente ao desafio de ser nomeada Capital Europeia do Desporto em 2026. “Este é o evento nacional que mais gente junta, durante mais tempo”, sublinhou. “Albufeira é um concelho turístico, temos que nos promover, também, através do Desporto, nomeadamente da realização de um conjunto de eventos, como a Volta ao Algarve, o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, a Race Nature, entre outros que contribuem para levar o nome de Albufeira mais longe”. José Carlos Rolo frisa que a Festa do Basquetebol é muito mais que um evento desportivo, tendo uma importante vertente económica, cultural e social, considerando que todos os anos é atribuída uma verba a uma associação social do concelho.

José Carlos Rolo felicitou a Federação Portuguesa de Basquetebol pela excelente organização ano após ano, tendo afirmado “equipa que ganha não se mexe e por isso, desde já fica o convite para a organização da 11ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira”. Paralelamente, o autarca agradeceu a colaboração do Imortal Basket e do Clube de Basquete de Albufeira, bem como dos Agrupamentos Escolares que fornecem as refeições às equipas.

No final foram entregues camisolas Festa do Basquetebol a Tomás Barroso, ao presidente da FPB e ao presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

2023/03/07