7.º CAMPEONATO EUROPEU DE BASQUETEBOL VETERANOS ALBUFEIRA`23

Albufeira foi a cidade escolhida para receber a 7ª edição do Campeonato Europeu de Basquetebol Veteranos`23, uma iniciativa organizada pela ASBA – Associação Europeia de Basquetebol Sénior, com a colaboração do Município. O evento, que decorre de 10 a 17 de junho em vários pavilhões desportivos do concelho, conta com a confirmação de equipas de 24 países, nomeadamente Áustria, Itália, Alemanha, Ucrânia, Letónia, México, Polónia, Estados Unidos e, naturalmente de Portugal, com destaque para a participação da Equipa do Imortal, no escalão masculino + 40 anos. Refira-se que o primeiro jogo começa sempre às 9h00 e o último às 19h00, independentemente do pavilhão onde esteja a decorrer.

No próximo mês de junho, Albufeira vai ser a anfitriã do Campeonato Europeu de Basquetebol Veteranos - Albufeira`23 European Championship Open, uma organização da Associação Europeia de Basquetebol Sénior (ESBA) com a colaboração do Município de Albufeira.

O evento, que vai decorrer de 10 a 17 de junho em vários pavilhões desportivos do concelho (Pavilhão Desportivo de Albufeira; Pavilhão Desportivo de Olhos de Água; Pavilhão Desportivo da Guia; Pavilhão Desportivo da EBSA; Pavilhão Desportivo da ESA; Pavilhão Desportivo Francisco Neves; Pavilhão da EB 2/3 Francisco Cabrita e Pavilhão da EB 2/3 Diamantina Negrão) reúne atletas da categoria sénior, género feminino (desde + 30 até + de 60 anos) e masculino (desde + 40 até + de 75 anos) para uma competição desportiva que promete muita garra e a adesão de muito público, “não fosse Albufeira uma terra de confirmados pergaminhos na modalidade do Basquetebol”, refere o presidente da Câmara Municipal.

José Carlos Rolo destaca “as condições de Albufeira para receber grandes eventos desportivos, não só no que respeita à existência de infraestruturas desportivas, bem como da nossa capacidade hoteleira e das unidades de restauração e similares, mas também pela larga experiência em acolher grandes eventos internacionais”. Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Desporto, sublinha que “este é mais um evento que consolida a nossa posição relativamente à candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto”.

Refira-se que esta é a sétima edição do Campeonato, sendo que as edições anteriores decorreram nas seguintes localidades: em 2014 na Letónia (cidade de Liepaja); 2015 na Turquia (cidade de Antalya); 2016 na Croácia (cidade de Porec); 2017 em Espanha (cidade de Santander); 2018 na Croácia (cidade de Pula) e 2019 em Espanha (cidade de Altea).

O Campeonato Europeu de Basquetebol Veteranos, a ter lugar em Albufeira, já conta com a confirmação de equipas de 24 países, nomeadamente Áustria, Itália, Alemanha, Ucrânia, Letónia, México, Polónia, Estados Unidos da América e, naturalmente de Portugal, com destaque para a participação da Equipa do Imortal, no escalão masculino + 40 anos.

No dia 10 de junho dá-se início aos treinos e ao registo das equipas. O campeonato propriamente dito começa no domingo, dia 11 de junho, com a Cerimónia de Abertura, que está marcada para as 20h00, na Praça dos Pescadores, momento que assinala simbolicamente o início dos jogos, a decorrer a partir do dia 11 até dia 17 de junho. Nos dias 16 e 17 realizam-se duas cerimónias de atribuição de prémios e, no dia 18, as equipas regressam a casa até ao próximo Campeonato.

2023/05/26