Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira (AGE) visita empresas do concelho PME Líder 2012 – Avetunes e Sociedade Agrícola Viveiros do Foral

Na passada quinta-feira uma delegação do Município de Albufeira deslocou-se a Paderne e a Ferreiras, no âmbito do Programa de visitas às empresas do concelho que se destacaram em 2012 com o estatuto PME Líder e Excelência. A Avetunes – Comércio de Produtos Alimentares, Lda. e a Sociedade Agrícola Viveiros do Foral, Lda. foram as PME visitadas.

O Município de Albufeira retomou o Programa de visitas às empresas que em 2012 foram distinguidas com o estatuto PME Líder e Excelência, galardão atribuído pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação (IAPMEI) e pelo Turismo de Portugal, em parceria com um conjunto de bancos, tendo como base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros. Trata-se de um selo de reputação que distingue o mérito de pequenas e médias empresas com desempenho superior na sua área de atuação.

Uma delegação do Município constituída pelo presidente do Executivo, José Carlos Rolo, vereador responsável pela área do Empreendedorismo, Paulo Dias, e alguns técnicos do Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira (AGE) tiraram a manhã do dia de ontem para visitar duas empresas do concelho: a Sociedade Agrícola Viveiros do Foral, Lda. e a Avetunes – Comércio de Produtos Alimentares Lda., duas empresas que juntamente com outras 34 PME Líder e Excelência foram distinguidas recentemente pela Autarquia. O programa começou em Paderne, com a visita à Sociedade Agrícola Viveiros do Foral, que contou também com a presença do presidente da Junta de Freguesia local, Francisco Guerreiro. A empresa tem mais de 30 anos de experiência na produção de espécies ornamentais, com destaque para as plantas ornamentais cítricas, com que lideram a nível do mercado ibérico. Especializaram-se em 7 espécies diferentes e exportam 99% da sua produção para mais de 30 países do centro e leste da Europa, o que equivale a uma média anual na ordem de 1 milhão de plantas. A Sociedade Agrícola Viveiros do Foral integra 51 colaboradores, dispõe de uma área de 25 hectares, dos quais 20 em exploração e recorre a sistemas de rega e adubagem automatizados, estando certificada em termos ambientais. A receber os visitantes e a explicar o posicionamento da empresa estiveram Andrew Welch, proprietário, e Ana Pedro, Chefe de Produção. Seguiu-se a visita à Avetunes, empresa que tem a sua sede na freguesia de Ferreiras e possui instalações na Zona de Comércio, Indústria e Serviços da Guia. Jorge Vicente, presidente da Junta de Freguesia de Ferreiras, juntou-se à comitiva para visitar a Avetunes, empresa que se dedica à comercialização por grosso de carne e produtos à base de carne, em particular aves e carne de novilho. Dispõe de 12 colaboradores e realiza a distribuição dos seus produtos entre os concelhos de Faro e Portimão. O anfitrião foi o sócio gerente Sebastião Faria. As visitas às PME Líder e Excelência vão prosseguir até ao final do ano.