PADERNE VIAJA NO TEMPO ATÉ À ÉPOCA MEDIEVAL DURANTE QUATRO DIAS

A recentemente classificada “Aldeia de Portugal” viaja no tempo, durante quatro dias, com a iniciativa Paderne Medieval, que decorre de 29 de dezembro até 1 de janeiro de 2024. Dança, música, encenações alusivas à época, comidas e bebidas, artes e ofícios, torneios de armas a cavalo, um cortejo histórico que que retrata a cerimónia da entrega da Carta de Doação do Castelo de Paderne por D. Dinis à Ordem de Avis, levam os visitantes a experienciarem como era a vida quotidiana de uma aldeia no século XIV. “O Paderne Medieval já é uma tradição nesta época do ano e um momento muito importante para a promoção de Albufeira, nomeadamente para o interior do concelho”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Ao longo de quatro dias, com início no próximo dia 29 de dezembro (sexta-feira) até dia 1 de janeiro de 2024, o Paderne Medieval estende-se pelas ruas e ruelas estreitas da freguesia, invadidas por cheiros e sabores provenientes das excelentes iguarias gastronómicas, de representações de artes e ofícios e várias atuações e performances alusivas à época.

Paderne Medieval volta a fazer parte da programação de Fim de Ano da Câmara Municipal de Albufeira, o “Albufeira Carpe Nox”, um dos melhores réveillons do país, que este ano espera trazer até ao concelho perto de 300 mil visitantes. “Trata-se de um programa de enorme relevância, quer para os albufeirenses quer para a promoção da marca Albufeira, bem como para a divulgação da enorme beleza desta nossa aldeia do barrocal algarvio”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo. “Trata-se de um programa para todas as idades, especialmente vocacionado para as famílias e que ano após ano temos tido a preocupação de melhorar a qualidade”, afirma o autarca, referindo que este ano, a grande novidade é o recinto montado junto ao Estádio João Campos, onde vão decorrer todas as pelejas e torneios de armas a cavalo.

No dia 29, pelas 15h00, o programa inicia com a abertura do mercado e arruada dos trovadores/arautos que anunciam a visitação de El Rei D. Dinis e a aclamação dos termos de aceitação da tenência do rei sobre o reino do Garb Al`Andaluz, conforme o Tratado de Badajoz, firmado ainda em vida de seu pai, El – Rei D. Afonso III e seu avô, El-Rei D. Afonso X do Reino de Leão. O ponto alto deste primeiro dia está programado para as 16h00, com o Cortejo Régio pelas ruas do Burgo. O programa de quatro dias prossegue com Bailias e Folias, Leilão de Escravos, Torneios de Armas, teatro de fogo e esgrima, festejos e folguedos, comeres e beberes nas tabernas da Feira, acolhimento de peregrinos e muito mais. Animação itinerante, recriações históricas, artes performativas, personagens, rábulas e estórias, música, malabares e dança podem ser vistos em permanência no recinto do evento.

A entrada no Paderne Medieval tem um custo diário de € 1,50 e de € 2,00, no recinto onde decorrem os Torneios de Armas a Cavalo.

Galeria de Fotos:

Anexo(s):