Universidade de Verão 2014 “Participação e Inovação| A Construção de Cidadanias Insurgentes”

Biblioteca Municipal Lídia Jorge
9 a 12 de setembro de 2014

“Participação e Inovação| A Construção de Cidadanias Insurgentes” foi o título da sexta edição da Universidade de Verão, que a Associação In Loco, o Centro de Estudos Sociais de Coimbra, com o apoio do Município de Albufeira e do Programa PRODER, realizaram em Albufeira, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, entre os dias 9 e 12 de setembro.

A iniciativa destinava-se sobretudo a responsáveis e técnicos das Autarquias, associações de desenvolvimento, serviços públicos, investigadores, estudantes, mas também a todas as pessoas interessadas na temática.

Pretendia dar a conhecer e promover mais aprofundadamente diferentes modelos e movimentos radicados numa perceção de cidadania cooperante e empenhada na procura de soluções inovadoras para a construção de sociedades mais participativas e democráticas.

​Esta sexta edição reuniu durante quatro dias, num ambiente de livre reflexão e debate, protagonistas de processos de mudança social em diferentes países. A abordagem teve muito presente a necessidade que sentimos de ultrapassar as análises simplistas dos fenómenos sociais e dos concentrarmos na procura de soluções que contribuam para a construção da ação coletiva nos processos de mudança social.

Em debate estiveram temas como “Os Orçamentos Participativos numa Perspetiva Internacional” com exemplos que vêm da China, Moçambique e Estados Unidos, “A Administração Pública e as diferentes Culturas de Participação dos Cidadãos”, “ A Ação Solidária na Resposta a Necessidades”, “A Ação Política na Defesa dos Direitos”, Respostas Institucionais, da Sociedade Civil e de Iniciativa Empresarial, para a construção da Inovação Social, entre outros.