ALBUFEIRA PROMOVE-SE NO 42.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA DE SANTARÉM E NO 2.º FÓRUM ALDEIAS DE PORTUGAL EM IDANHA-A-NOVA

Amanhã, dia 3 de novembro, Albufeira, Lagoa e Lagos rumam a Santarém para participarem no 42.º Festival Internacional de Gastronomia, com presença marcada no balcão “ALGARVE GOLDEN TERROIR”. “Numa das Feiras de Gastronomia mais conhecidas do país, os visitantes têm a possibilidade de harmonizar os pratos com os excelentes vinhos algarvios, dos quais destacamos os vinhos de Albufeira de méritos reconhecidos “Adega do Cantor” e Malaca”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Nos dias 3 e 4 de novembro, o Município participa no 2.º Fórum Aldeias de Portugal, sob a temática “Aldeias 2030 – Estratégias para a sustentabilidade e futuro das aldeias”, que se realiza em Idanha-a-Nova e Penha Garcia. José Carlos Rolo está muito satisfeito por Paderne fazer parte das Aldeias de Portugal e podermos participar na reflexão e discussão do que vai ser o futuro destes territórios.

Amanhã, dia 3 de novembro (sexta-feira), o 42.º Festival Internacional de Santarém tem um dia dedicado ao Algarve, com o objetivo de promover o produto turístico enoturismo/vitinicultores do concelho e aos produtos endógenos harmonizáveis com o vinho da região, nomeadamente na vertente gastronómica.

Os municípios do Algarve vão marcar presença no balcão “ALGARVE GOLDEN TERROIR”. Albufeira, Lagoa e Lagos uniram-se, precisamente, sob o mote “Algarve Golden Terroir” numa candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2023.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinhou que “a candidatura visou a projeção nacional e internacional das potencialidades da produção vitivinícola algarvia, que nos últimos anos tem conquistado cada vez mais apreciadores, prémios e distinções, devidamente harmonizada com a gastronomia regional”.

Refira-se que apesar de a gastronomia ter recaído sobre a proposta de uma outra região portuguesa, o Algarve “não baixou os braços” e há intenções de avançar com uma nova candidatura a “Cidade Europeia do Vinho” 2026. Atualmente o Município de Portimão juntou-se ao projeto, enquanto o Município de Silves decidiu não dar continuidade à sua participação.

O Município de Albufeira vai levar os vinhos Malaca e Adega do cantor, (vinhos premiados) juntamente com estrelas de figos (produzidos em Paderne, uma freguesia do interior de Albufeira) e conservas Campos Santos, uma empresa local.

A Adega do Cantor - Sociedade de Vitivinicultura recebeu medalha de ouro pelo Vida Nova Reserva Vinho Regional do Algarve, Branco 2015. A Sociedade Agrícola Quinta da Malaca viu o Malaca Aragonez Reserva Vinho Regional do Algarve Tinto 2014 ser premiado com ouro. Dos mais de 200 vinhos brancos, tintos e espumantes colocados à prova por 121 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, o júri distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 28 e 29 de Outubro na Feira Portugal Agro, 62 vinhos com a Tambuladeira dos Escanções de Portugal, 27 com medalha de ouro e 35 com medalha de prata.

O vinho algarvio Malaca Sauvignon Blanc 2014, produzido pela Sociedade Agrícola Quinta da Malaca, ganhou uma medalha de prata no Concurso Mundial de Sauvignon, que decorreu dias 22 e 23 de Maio, em Veneza.

De acordo com a organização o 42.º Festival Internacional de Gastronomia de Santarém, que teve início no dia 27 de outubro e termina dia 5 de novembro, este ano sob o mote “Tradição com Sabor a Futuro” pretende “pretende preservar e celebrar as tradições culinárias do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha”.

Quanto ao 2.º Fórum Aldeias de Portugal, no dia 3 de novembro, o programa decorre no Centro Raiano de Idanha a Nova com a apresentação do projeto EDUVILLAGE (a decorrer em Penha Garcia); Estratégias para a Sustentabilidade e o Futuro das Aldeias; Partilha Cultural e Gastronómica; uma Sessão Plenária (com vista à síntese dos grupos temáticos e conclusões: eixos orientadores para uma estratégia Aldeias 2030) e a terminar o dia, uma Festa Gastronómica com produtos de Aldeias de Portugal. No dia 4, há uma visita guiada à Aldeia de Penha Garcia, a inauguração da nova sede da ATA e um almoço/Magusto.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, realça que “as tradições gastronómicas, os vinhos, os saberes, a vida rural das aldeias, a cultura, o património e os recursos naturais são uma riqueza que tem que se preservar, não só em prol das futuras gerações, mas também para dar nova vida aos territórios e contribuir para o desenvolvimento da economia local”.

2023/11/02