ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2020 PARA AS QUATRO FREGUESIAS

Foram inaugurados na passada semana três projectos no âmbito do Orçamentos Participativo, no valor global de 164.500 euros, referentes às edições de 2016 e 2017. No final, em sessão que decorreu no Salão Nobre, foram apresentadas os projectos vencedores da edição do Orçamento Participativo 2020. A novidade é que a verba de 250 mil euros foi distribuída equitativamente por cada freguesia, em projectos cuja execução não ultrapassa os 24 meses e se revestem de elevada importância para a qualidade de vida da população.

São já conhecidos os projectos vencedores da edição de 2020 do Orçamento Participativo (OP) do Município de Albufeira. A novidade desta edição é que a verba prevista de 250 mil euros, foi distribuída equitativamente pelas quatro freguesias. Os projetos mais votados foram: Instalação de fontes públicas para pessoas e animais (Freguesia de Albufeira e Olhos de Água - (proponente: Lucélia Monteiro | valor: 62.500,00 € | obteve 35% da votação total), requalificação da zona envolvente ao Polidesportivo do FC Ferreiras (Freguesia de Ferreiras - proponente: António Colaço | valor: 62.500,00 € | obteve 32% da votação total), requalificação da zona de Merendas e Fonte da Guia (Freguesia da Guia - proponente: Cidália Gonçalves | valor: 62.500,00 € | obteve 16% da votação total) e criação de zona de lazer em Paderne (Freguesia de Paderne -proponente: Maria de Jesus Vieira e Jorge Leal | valor: 62.500,00 € | obteve 16% da votação total)

O anúncio destes projetos vencedores, cuja votação decorreu entre 1 e 30 de junho deste ano, foi feito no final da passada semana pela vice presidente do Município de Albufeira e responsável pelo Orçamento Participativo, Ana Pífaro, após a inauguração de quatro projetos alusivos aos Orçamentos Participativos de 2016 e 2017, nomeadamente, o Parque Lúdico da Falésia e Vale Navio, um deles na Falésia e outro em Vale Navio, propostos por Isabel Carvalho, ambos com um orçamento de 53 mil euros. De seguida, foi inaugurada a Requalificação da Estrada dos Salgados, proposta por António Antunes, no valor de 57 mil euros. Por último e ainda na freguesia da Guia, foi inaugurada a obra de Requalificação do Polidesportivo da Guia (1ª fase), proposta por Ana Maria Rosa, no valor de 54.500 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, fez-se acompanhar pelos restantes elementos do Executivo, bem como pelos técnicos do Município, presidentes das Juntas de Freguesia e proponentes.

Já no Salão Nobre e depois da apresentação da evolução da participação dos munícipes nesta iniciativa, o autarca começou por salientar que “a participação dos cidadãos na vida pública não se esgota no Orçamento Participativo e nem nas eleições; porém, desde já agradeço a quem tem participado, pois desta forma expressam ativamente o poder democrático, definindo, apresentando e cativando para o Município projectos que são úteis para todos os cidadãos”. José Carlos Rolo lembrou que para além das obras então inauguradas, outras se encontram em curso no âmbito de OP’s anteriores, nomeadamente, o Parque de Estacionamento do Estádio da Nora, em Ferreiras e o Parque Infantil sob a temática da música, na Guia.

Para a vereadora responsável pelo OP, “os novos projectos valorizam em muito a vida das pessoas e dão resposta a necessidades concretas quanto à valorização do espaço que é de todos”, referiu. Visivelmente satisfeito, o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, deu os parabéns aos albufeirenses e á Câmara Municipal, pois “é uma forma louvável e democrática de defender os projectos necessários ao nosso concelho, de forma livre e transparente”.

2019/08/01