Produção agrícola de Pequenas Quantidades, Consumo Doméstico e Comercialização

No âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município de Albufeira e a Associação In Loco, têm vindo a ser desenvolvidas diversas ações, com vista à integração de Albufeira no Projeto 100% Local, uma iniciativa que visa estimular a economia, valorizando o consumo informado e a produção local e regional.

Para além da realização de uma reunião com os comerciantes e agricultores locais, a 19 de Outubro, para levantamento e a identificação dos produtos produzidos no concelho, foi programada uma Sessão informativa sobre “Produção Agro Alimentar de Pequena Escala” que decorreu na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, na passada terça feira (dia 20), com a participação de 30 produtores e com a presença do Vereador Rogério Neto e de Ana Arsénio e Vânia Martins, da Associação In Loco.

Um dos objetivos do encontro foi o de informar os presentes acerca do enquadramento legal e fiscal de atividades diversas, como a produção e comercialização direta entre o caçador e produtor de pequenas quantidades de alguns produtos primários e transformados, e o consumidor final, ou a criação de galinhas e a produção de ovos, entre outras.

A próxima ação é um mercado dedicado ao que se faz e consome em Albufeira e cujos produtos serão identificados, pela primeira vez, com a marca 100% Local. Será no dia 7 de dezembro, no Mercado dos Caliços, a partir das 08h00 e até às 13h00.

Ficheiro Anexo: